ASSISTA A TV 40 (MARINA SILVA)
https://tv40.marinasilva.org.br/
ASSISTAM O JINGLE DE MARINA SILVA E MARCOS ESPINHEIRA
A Justiça Federal determinou na quarta-feira (20) a suspensão da geração de energia na Usina Hidrelétrica de Ilha Solteira. A decisão do juiz federal Rafael Andrade de Margalho, de Jales (SP), atendeu a um pedido das associações de piscicultores, que reclamam de prejuízos econômicos, ambientais, agrícolas e na piscicultura, provocados pelo baixo nível das represas na região de Santa Fé do Sul (SP).
Na liminar, o juiz determinou que a Companhia Energética de São Paulo (Cesp) e o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) se abstenham de prosseguir a geração de energia elétrica com o reservatório de água abaixo da quota mínima. A pena diária para descumprimento da ordem foi estabelecida em R$ 100 mil.
Segundo a Cesp, a Usina Hidrelétrica de Ilha Solteira é a maior da companhia e a terceira maior usina hidrelétrica do país. Ela se localiza no Rio Paraná, entre os municípios de Ilha Solteira (SP) e Selvíria (MS). De acordo com as associações de piscicultores, a situação atual da usina é “muito crítica”, por causa da seca na região, e por isso a usina está sendo operada em “ritmo extremamente delicado”, com volume útil abaixo de zero.
Em entrevista à Agência Brasil, o secretário de Energia do Estado de São Paulo, Marco Antônio Mroz, disse que a Cesp ainda não recebeu a notificação. “Decisão judicial se cumpre, e nós vamos cumpri-la”, disse ele. De acordo com o secretário, uma resposta do ONS deve ser recebida à meia-noite de quinta-feira (21). “Temos que cumprir as ordens do ONS. À meia-noite é que essas ordens são mandadas”, falou ele.
Segundo o secretário, a decisão judicial vai implicar em menor geração de energia, mas vai ajudar na recuperação dos reservatórios que estão vazios, e dará sobrevida aos alevinos. “É um ano hidrológico muito ruim, pior que em 1935. E tem consequências tanto para a água de abastecimento quanto para a água que gera energia”, ressaltou.
Por isso, diz que será preciso estabelecer um diálogo entre as partes para tentar encontrar a melhor solução para o problema. “Precisamos entender o que está acontecendo. A visão da Cesp é que a recuperação do lago também é importante dentro do processo. Temos que recuperar o lago, mas estamos juntos com o ONS na questão de energia. Então, precisamos conversar”, falou ele.
Por meio de nota, a Cesp informou que ainda não foi notificada pela Justiça, e diz que a usina “opera no dia de hoje (quinta-feira) de acordo com a programação estabelecida pelo ONS”.
A assessoria de imprensa do ONS informou que a direção da empresa está negociando com as autoridades competentes. Entre elas, a Justiça Federal, o governo de São Paulo e a Cesp. (Fonte: Agência Brasil)
QUE O DIÁLOGO SEJA A FORMA JUSTA DE RESOLVERMOS OS INÚMEROS PROBLEMAS DA ATUALIDADE BRASILEIRA. Que os políticos apreendam a importância de ser sério e honestos no trato destas....
O exercício da proteção aos animais em extinção ou não é o fruto da atitude humana das mais significativas que de fato merecem honrosa lembrança para todos que trabalham arduamente oferecendo para as nossas comunidades de turistas as belezas da nossa natureza.
No período propício para o turismo de observação da baleia Jubarte (entre julho e setembro), é possível avistar no litoral baiano filhotes da espécie, que nascem nas águas mornas da região de Abrolhos, com uma tonelada e meia de peso e quatro metros de comprimento. Após o nascimento, mães e filhos permanecem naquela área por um ou dois meses, quando adquirem capacidade física para a longa jornada de quatro mil quilômetros até as ilhas Geórgia do Sul e Sandwich, no Santuário de Baleias do Oceano Austral.
As Jubartes permanecem na Antártica por cerca de seis meses se alimentando. Quando começa o inverno por lá, elas retornam às águas quentes do Brasil, reiniciando o ciclo reprodutivo. “Esse é o momento frágil da vida das baleias, que é o acasalamento e o nascimento dos filhotes”, explica a diretora do Instituto Baleia Jubarte (IBJ), Márcia Engel.
É nessa época do ano que as Jubartes buscam as águas mornas, calmas e seguras do litoral baiano para o acasalamento e, 11 meses depois, retornam para o nascimento dos filhotes, tornando o período propício ao chamado turismo de observação. Durante seis meses, os animais ocupam a região Antártica em busca de crustáceos e pequenos invertebrados, seu alimento preferido.
Mais vida no mar - Em maio deste ano, o Ministério do Meio Ambiente (MMA) anunciou a desclassificação da baleia Jubarte como animal em risco de extinção, após 27 anos de proibição de caça a esse animal em águas brasileiras. É importante destacar que o ciclo reprodutivo desse animal é bem demorado, ocorrendo a cada três anos, com gestação de apenas um filhote por vez.
A baleia Jubarte não é mais considerada espécie ameaçada e em risco de desaparecer, graças, também, à política protecionista adotada pelo governo brasileiro. O período de recuperação de suas populações começou em 1986 com a proibição da caça. A Jubarte está inserida no grupo das baleias que habitam o espaço entre a linha do Equador e o continente antártico, preferindo as águas mais quentes do litoral brasileiro, especialmente a costa da Bahia, na época da reprodução.
Apoio internacional – A moratória imposta pela Comissão Internacional de Baleias (CIB), da qual o Brasil faz parte desde 1976, proibindo qualquer espécie de caça comercial às baleias foi decretada em 1986 e contou com o apoio incondicional do governo brasileiro. É do Brasil a proposta de criação do Santuário de Baleias do Atlântico Sul, em estreita colaboração e parceria com os governos da Argentina, Uruguai e África do Sul, e com o apoio da maioria dos membros da CIB e dos 24 Estados-membros da Zona de Paz e Cooperação do Atlântico Sul.
Sem a caça, as populações de baleias começaram a se recuperar em todo o mundo. No entanto, em alguns países a recuperação tem sido mais rápida, dependendo da espécie. Esse é o caso das Jubartes que circulam pela costa do Brasil.
O país, mesmo havendo a moratória contra a caça comercial, estabeleceu uma lei proibindo a captura destes cetáceos em águas jurisdicionais brasileiras em 1987 e, em 2008, ainda designou suas águas internacionais como santuário de baleias e golfinhos. As medidas brasileiras fortaleceram o posicionamento do Brasil como país que protege as baleias, utilizando-as apenas de forma não-letal, em pesquisas científicas que não interferem no seu desenvolvimento e sobrevivência, bem como estimulando o turismo de observação desses animais na natureza.
Plano de gestão – A proteção de baleias e outros cetáceos integra a pauta dos temas prioritários para o governo brasileiro, que reunião pesquisadores de instituições do Brasil e do Uruguai para elaborar uma proposta de Plano de Gestão Ambiental para o Santuário de Baleias do Atlântico Sul, sob a coordenação do MMA. O objetivo é apresentar as diretrizes para a estruturação do documento na próxima reunião plenária da CIB, marcada para acontecer em Portoroz, Eslovênia, de 11 a 18 de setembro deste ano.
Se aprovada a proposta, será possível proteger mais de 53 espécies de baleias, golfinhos e outros cetáceos que habitam as águas da parte sul do Oceano Atlântico. A proteção é necessária, explica a bióloga do Projeto Baleia Franca, Karina Groch, “e ajudará a obter informações sobre as grandes baleias, a partir do monitoramento remoto, nos permitindo conhecer melhor os hábitos das várias espécies”.
A preocupação dos cientistas deve-se ao fato de algumas das espécies ameaçadas serem altamente migratórias, ficando vulneráveis à pesca predatória e comercial. É o caso das baleias azul, fin, sei, minke anã, minke antártica, jubarte e franca. Esses animais se alimentam nos mares antárticos e subantárticos durante o verão, mas buscam as águas quentes tropicais, subtropicais e temperadas no inverno e primavera para se reproduzirem.
No Brasil, a caça às baleias começou na região da Bahia e quase dizimou a espécie. Em 1986, após a moratória, a estimativa é de que havia somente entre 500 e 800 animais vivendo na região do Parque Marinho de Abrolhos, sul da Bahia, seu grande berçário. Dados de 2011, quando foi realizada a última contagem, mostram uma recuperação espetacular, com uma população calculada de 14 mil animais.
Mas este número pode estar perto de 20 mil, como acreditam os pesquisadores do Instituto Baleia Jubarte (IBJ), na Bahia. Esta informação deverá ser confirmada na próxima verificação, prevista para acontecer entre os meses de agosto e setembro de 2015, segundo explica a diretora do IBJ, Márcia Engel.
De acordo com os especialistas, a maturidade sexual da Jubarte se inicia a partir dos cinco anos de vida e cada gestação dura 11 meses. Esses animais vivem entre 40 e 50 anos, alimentam-se de krill (pequeno crustáceo semelhante ao camarão), copépodes (grupo de crustáceos muito importantes na composição da fauna de invertebrados aquáticos, parecidos com insetos e do tamanho da ponta de um lápis) e peixes no verão da Antártica. No inverno, buscam as águas da costa brasileira para acasalar e ter seus filhotes, ficando sem se alimentar e sobrevivendo da camada de gordura acumulada. (Fonte: MMA)
O ENSINO DE SAÚDE
O ensino de saúde tem sido um desafio para a educação, no que se refere à possibilidade de
garantir uma aprendizagem efetiva e transformadora de atitudes e hábitos de vida. As experiências
mostram que transmitir informações a respeito do funcionamento do corpo e descrição das
características das doenças, bem como um elenco de hábitos de higiene, não é suficiente para que
os alunos desenvolvam atitudes de vida saudável.
É preciso educar para a saúde levando em conta todos os aspectos envolvidos na formação de
hábitos e atitudes que acontecem no dia-a-dia da escola. Por esta razão, a educação para a Saúde
será tratada como tema transversal, permeando todas as áreas que compõem o currículo escolar.
O documento de Saúde situa a realidade brasileira, indicando possibilidades de ação e
transformação dos atuais padrões existentes na área da saúde.
Na primeira parte, voltada para todo o ensino fundamental, o texto trata de uma concepção
dinâmica da saúde, entendida como direito universal e como algo que as pessoas constroem ao
longo de suas vidas, em suas relações sociais e culturais. Na abordagem apresentada, a educação é
considerada um dos fatores mais significativos para a promoção da saúde. Ao educar para a saúde,
de forma contextualizada e sistemática, o professor e a comunidade escolar contribuem de maneira
decisiva na formação de cidadãos capazes de atuar em favor da melhoria dos níveis de saúde pessoais
e da coletividade.
"Reflitamos muito sobre isso, pois realmente temos que ter uma consciência da melhoria de educar para se ter uma saúde adequada".
A ÁGUA
Pesquisadores e professores ligados aos mais importantes institutos de ensino superior do País; juristas, sociólogos, economistas, urbanistas, administradores e ambientalistas que são referência dos estudos da realidade nacional; teóricos com obras publicadas no Brasil e no exterior que tiveram a oportunidade de colocar em prática seus discursos à frente de instituições públicas e privadas. Este é o perfil dos 20 expositores do I Seminário Pensar a Bahia Sustentável, que esta sendo realizado entre os dias 19 e 22 de fevereiro, no Hotel Portobello, com o objetivo de balizar o programa de governo do PSB no estado da Bahia.
Na abertura, dia 19/02/14, a mesa foi coordenada pelo cientista político Paulo Fábio Dantas e contou com a presença da presidente estadual do PSB, senadora Lídice da Mata, e Carlos Siquera, presidente da Fundação João Mangabeira, entidade responsável pela realização do seminário em conjunto com o Instituto Pensar. Os debates serão divididos em sete painéis temáticos, com a abordagem sobre questões como as perspectivas da economia da Bahia e do Brasil, os horizontes do Desenvolvimento para a Bahia e o Nordeste, a reforma urbana, as cidades e a integração da Bahia, logística e infraestrutura e sustentabilidade e meio ambiente.
Uma síntese produzida através das exposições e debates realizados ao longo do seminário irá balizar o programa de governo participativo do PSB para o Estado da Bahia em conjunto com debates posteriores reunindo especialistas de áreas como segurança pública, saúde, educação e mobilidade urbana. Após o seminário será disponibilizado uma consulta pública através da internet, permitindo qualquer cidadão fazer críticas e sugestões que podem ser acolhidas no documento final que será protocolado junto ao TRE.
Yuri Pithon comentou: “Reunimos pensadores do Brasil e da Bahia, para provocar o inicio das discussões em torno de uma construção de um programa de governo para o nosso estado, é um momento muito especial, estão sendo abordadas e discutidas temáticas importantes para a governança da nossa Bahia, em especial, as políticas publicas do meio ambiente e de recursos hídricos”. Finalizou Yuri Pithon, Coordenador da Rede Sustentabilidade Região Recôncavo.
CONVENÇÃO DO PSB EM SALVADOR
O PSB realiza neste sábado (7), em Salvador, a sua convenção municipal do partido para escolha dos novos membros da direção executiva e escolha dos delegados que votarão na convenção estadual. Eles homologarão, no próximo dia 14, os nomes da senadora Lídice da Mata, como candidata ao governo da Bahia, e da ex-ministra do STJ Eliana Calmon ao Senado.
Amigos MAIS,
Publicado no Jornal da Midia, a matéria abaixo, repudia a atitude do
PT em mais uma interferência na votação, (violando princípios
democráticos) do Tribunal de Contas do Estado elegendo, melhor,
apontando, ou mesmo forçando em ato ditatorial para Conselheiro do
TCE, honroso e honrado que era. Leiam a matéria abaixo e reflitam se é
este governo, com afins bolivarianos que pretendemos preservar o poder
do executivo baiano, aglutinando os 3 poderes da democracia!
A bancada de oposição da Assembleia Legislativa da Bahia, pelo vice
líder da oposição Dep. Carlos Gaban, fez manifesto de repúdio ao
ocorrido na última quarta-feira (28), durante a votação para indicação
do Conselheiro para o Tribunal de Contas do Estado (TCE), onde os
deputados da base governista foram obrigados a votarem no candidato do
governo, Zezéu Ribeiro. Os parlamentares oposicionistas levaram um
caixão para a plenária da Casa, e uma faixa escrita “Governo do PT
enterra democracia”, como forma de protesto à fraude que ocorreu na
eleição de um dos cargos mais importantes do estado e o afronte a
democracia.
Os parlamentares denunciaram a fraude na votação para escolha de Zezéu
Ribeiro (PT) para o TCE.
O deputado Carlos Gaban, líder do DEM na Assembleia, justificou o
manifesto. “Na última sessão, vergonhosa, do TCE, quem foi
desrespeitado foi o povo da Bahia. O que deveria ser um ato
democrático, virou um ato ditatorial. Por isso estamos nos
manifestando, porque a democracia foi enterrada quando o governo do PT
obrigou os parlamentares governistas a desrespeitarem uma lei em vigor
e coagiram os colegas a votarem em seu candidato”.
Gaban, na Tribuna da Casa, leu a Carta Aberta da Oposição, intitulada
“Governo da Bahia enterra o Poder Legislativo”. “4 indignados
deputados procuraram a oposição para denunciar que foram pressionados
a fotografar seus próprios votos e posteriormente exibi-los, como
prova de obediência e fidelidade ao governo, sob pena de sofrerem
retaliações”, diz um trecho da carta.
“Manifestamos, portanto, o nosso mais consciente repúdio à condução e
aos desfechos destes fatos. Defendemos princípios morais, com ética e
verdade no fiel cumprimento de regras cidadãs e na defesa de um Poder
Legislativo harmônico, forte, independente e sem submissão”, finalizou
o parlamentar.
Durante a votação do conselheiro do TCE, o candidato Carlos Gaban
(DEM) venceu na primeira sessão por 28 votos, contra 27 do candidato
Zezéu Ribeiro. Porém, conforme o regimento interno da Casa, para
eleger um Conselheiro é preciso ter a maioria absoluta, ou seja, 32
votos, e pela lei deveria ser feita outra votação imediatamente. No
entanto, a nova votação ocorreu uma hora depois, tempo que, segunda a
oposição, foi utilizado pelo governo para coagir os deputados da base
aliada à votarem em Zezéu. Os parlamentares denunciaram a fraude, e
durante a votação alguns deputados foram flagrados fotografando o voto
na urna, o que é considerado crime eleitoral.
" Esta postura deveria ser constante, pela fragilizada oposição em
todas as situações de irregularidades, como o caso do processo
licitatório da aquisição de 2 ferries pelo preço de 3 , captaneado
pelo es-sexretário da SEINFRA e pre candidato a Senador e que a
morosidade do legislativo e do Ministério Público estadual postergam e
nada fazem como fizeram com o caixão. Bem, temos que reconhecer que é
bem mais difícil colocar um FERRY em sucata no plenário da casa.
Aos amigos MAIS,
Percebam a qualidade do processo decisório do executivo baiano em
decidir situações gravíssimas no lidar com a gestão pública.
Apontar o Negromonte para Conselheiro é parte do sistêmico
aparelhamento do PT na forma controlada de governar, abafando
denúncias de irregularidades, crimes de improbidade administrativas,
de crimes ao meio ambiente, como os cortes de arvores no patio do
terminal do sistema ferry boat.
Leiam e reflitam, divulgando via redes de cada cidadão responsável o
repúdio à degradante atitude:
LUÍS AUGUSTO GOMES
“Eu não sou obrigado a esperar o final da investigação”, disse o
governador Jaques Wagner ao sinalizar para a demissão “voluntária” do
secretário da Justiça, Diretos Humanos e Cidadania, Almiro Sena, hoje,
em programa de televisão.
O secretário foi acusado de assédio sexual a servidoras da pasta, o
que o governador considerou, liminarmente, muito grave, porque se
trata do responsável por uma área “que tem de defender essas coisas”,
isto é, proteger a sociedade contra crimes dessa natureza.
Atitude oposta à que tomou em relação ao deputado Mário Negromonte ao
confirmar sua indicação ao Tribunal de Contas dos Municípios, aprovada
na semana passada pela Assembleia Legislativa.
O parlamentar, que deixou o Ministério das Cidades sob acusações e
agora se vê envolvido em denúncias que o ligam ao doleiro Alberto
Youssef, seria, segundo Wagner, vítima de “linchamento”, expressão
obviamente exagerada para os que apenas o queriam longe do julgamento
de contas públicas enquanto durasse a dúvida.
A diferença entre Sena e Negromonte é somente uma: a sustentação
partidária. O secretário é ligado – dizem que nem filiado é – ao PRB,
que parece tê-lo abandonado por não interessar um choque com o
governo. Negromonte é deputado e tem por trás a poderosa estrutura do
PP.(Por Escrito)
LAMENTÁVEL!
A Maximize Gestão Cultural, Produções e Consultorias Ltda., entendendo a importância do trabalho e a expressividade social e política do Dr. José Vaz Sampaio Espinheira, realizará neste ano de 2014, o Projeto denominado Comenda Centenário de Espinheira.
O Projeto Comenda Centenário de Espinheira visa chamar a atenção para celebração da memória de um dos mais ferrenhos lutadores pelo progresso de Itapetinga.
Nascido no ano de 1914, Espinheira completaria 100 anos de idade no dia 10 de setembro de 2014.
O Projeto Centenário de Espinheira consiste na nomeação de 100 Comendadores dentre itapetinguenses e cidadãos de outros municípios do Estado, com vistas a receberem a Comenda Centenário de Espinheira, no dia 10 de setembro de 2014, em glamourosa festa a ser realizada no Coroas Country Clube.
Além da Comenda, serão realizados outros eventos que envolvem a comunidade em geral, a exemplo de: Concurso de Poesias; Meia Maratona; lançamento do Selo Comemorativo Centenário Espinheira (selo oficial de postagens dos Correios) e edição e publicação da Revista Centenário de Espinheira, com fotos e textos dos eventos realizados, bem como fotografias e resumos biográficos de todos os comendadores.
O número de Comendas será limitado a 100, totalizando a idade do homenageado. Potenciais comendadores interessados em fazerem parte deste ano histórico para o município de Itapetinga poderão entrar em contato pelo e-mail: maximize.maximize@yahoo.com.br.
Uma equipe de representantes credenciados da Maximize Ltda estará visitando empresários, políticos, profissionais liberais e demais membros da comunidade itapetinguense para inscrição no rol dos Comendadores Centenário de Espinheira. São pessoas que, a exemplo do homenageado, dispõem de visão e iniciativa futurista com vistas ao progresso do município.
Espinheira teve sua história imortalizada na biografia escrita pelo escritor Mauricio Gohmes, que retrata o quanto foi um abnegado construtor do município, não podendo, portanto, o seu centenário passar despercebido. A Comenda Centenário de Espinheira se constitui, de fato, uma justa homenagem a um baluarte da política administrativa local.
CORRUPÇÃO
" Limpeza na política brasileira"
MARCOS ESPINHEIRA
Vídeo que vazou
Imagina o "Patrimônio da Democracia" censurando a Imprensa. Absurdo!!!
Repasso. Atenção! É importante!
Repassando: Antes que aconteçam as falsas eleições, comandadas por Toffoli, e preciso que aconteça o impeachment da Dilma. O irmão do Genuíno, o mesmo dos dólares na cueca, diz que depois das eleições, o PT vai censurar a imprensa
Vídeo que não era pra vazar, mas vazou
O Decreto 8243 assinado pela presidenta é só o prenúncio de que o pior está pra chegar, assim como o nascimento do filho de Satã está a OAB ? Onde está a CNBB? E A MÍDIA , POR QUE SE CALA ?.TODOS NÓS SOFREREMOS AS CONSEQUÊNCIAS DESSE MUTISMO !!!!!!
ISTO É MUITO SERIO.
Veja a fala do Irmão de Genuíno Ladrão e líder do PT (o mesmo dos US$ 100.000 na cueca),
informando claramente que após a Eleição o PT vai censurar a imprensa
É o mesmo cara dos dólares dos Estados Unidos na cueca, informando claramente que, após a eleição, o PT (governo) vai encarar a imprensa.
Abra o link abaixo:
|
A coluna do Samuel Celestino de hoje traz uma preciosa reflexão sobre
o período de grande bajulação à Antonio Carlos Magalhães pelos seus
seguidores que após morte quase todos estes "sacatrapas" buscaram
compartilhamento do poder do PT na formação dos diversos sub-grupos
enfileirados nos diversos partidos nanicos deste conluio engendrado e
gestado pela cúpula petista e no momento se decompondo e 17 deles
retornam para debaixo das asas do DEM.
A expressão " zumbis da safadeza" recebe como honraria ( o Zumbi -
vendido por empresa portuguesa que não era proprietária das 2
embarcações - estelionato vender o que não lhe pertence) a denominação
de um dos 2 ferries comprado "pelo preço de 3" , perfeita safadeza
manipulada pelo ex-secretário da SEINFRA - Otto Alencar, político dos
mais blindados pelo PT e pela fragilizada oposição, mas grudado nas
barbas do PT e se arvora a candidatar-se a senador a ser homologado
no dia 27/06.
Sejamos cidadãos consciente e votemos livres e independentes. Diga não
ao continuísmo. Vote Calmooooooon. Elaina Calmon!! Leiamos com atenção
e vamos trabalhar seriamente!!
Duas candidaturas ao governo da Bahia – com as chapas completas –
estão definidas: a de Paulo Souto e a de Lídice da Mata. Falta a
última, de Rui Costa, cuja convenção será realizada no dia 27, em
grande estilo, como a de Souto, que ocupou todo o espaço do Unique. Os
petistas querem mais. Pretendem encher o Parque de Exposição com
militantes do interior e, naturalmente, da Capital. No caso,
pretende-se que no confronto numérico de pessoas, Costa leve vantagem,
numa convenção que servirá também para Dilma Rousseff, que estará aqui
ao lado de Lula.
Na guerra das pesquisas, o foco está na sucessão presidencial, a
última das quais –do Ibope – divulgada no feriado de quinta-feira,
constatou-se alguns fatos interessantes: haverá segundo turno se a
pesquisa estiver certa; a oposição continua em ascensão; a presidente
Dilma com queda diminuta em comparação à consulta do mesmo instituto
realizada no mês passado; o elevado percentual de eleitores que
declaram falta de interesse no pleito de outubro; as regiões Sul com
Aécio à frente; a Sudeste com Dilma à frente com uma diferença
pequena; e no Nordeste a presidente comanda, mas com Eduardo Campos em
segundo lugar, por ter sido governador de Pernambuco.
A situação nordestina é curiosa. Aécio Neves está a torcer por Eduardo
porque o somatório dos votos da oposição e dos candidatos nanicos é
que determinará o segundo turno, que permanece como uma realidade.
Para os oposicionistas, por ora, é isso o que interessa. A definição
do pleito em segunda rodada é uma questão que só valerá para depois do
primeiro turno. Aliás, como sempre acontece, o final dos últimos
meses, principalmente este, marcado pelas convenções, os institutos de
consultas colocam seus exércitos nas ruas para pesquisar se o cenário
eleitoral sofreu mudanças.
É o que está a acontecer no momento. Interessante porque se observam
as tendências, a partir dos resultados em separado de cada um deles,
que nos últimos meses oscilaram apenas nos percentuais dentro do mesmo
quadro que engloba governo e oposição. Aqui na Bahia, até o momento,
só foi realizada uma pesquisa registrada no TRE, em que aparece um
quadro plenamente favorável à oposição, com Paulo Souto aparecendo com
42%; Lídice da Mata com 11% e Rui Costa com 9%. É possível que surja
uma nova pesquisa depois da convenção do PT. O que tem ocorrido é um
crescimento da aliança de Paulo Souto, agora com 17 partidos e,
naturalmente, conseqüência de uma fuga das legendas antes apoiadoras
de Jaques Wagner e de Rui.
Há outro fato, este próprio da atividade política sem ética: quando
Jaques Wagner se elegeu e o carlismo se dispersou (foi quando o PFL
desapareceu e surgiu o DEM) grande parte dos integrantes que viviam à
sombra de ACM, num asqueroso puxa-saquismo, correu a se ajoelhar
diante do novo governador. Como são trânsfugas, por natureza e porque
desconhecem a ética política - se é que existe ética na política - ,
agora eles fazem a viagem de volta: chegam aos borbotões procurando o
ninho de outros tempos, que já não é o mesmo. O que conheciam ficou no
passado. Chegam pendurados, muitas vezes, nos partidos neo-aliados de
Souto, esgueirando-se pelas sombras pisando devagarzinho. O candidato
certamente bem os conhece. Por dentro e por fora.
Está mais do que na hora de fazer uma lavagem na política baiana
excluindo-os para que se tornem o que são: zumbis da safadeza. Isto
não vale para Paulo Souto exclusivamente, mas para Rui Costa e Lídice
da Mata, enfim para quem vier a ser o governador(a) da Bahia. O estado
já não pode conviver com o se-me-dão-eu-apoio. Quer experimentar novos
tempos, com menos política na organização do governo que vier a se
implantar e mais meritocracia. Novos quadros, novos composições, para
que a nova realidade esteja voltada para o futuro e não para a
mesmice.
*Coluna de Samuel Celestino publicada no jornal A Tarde deste domingo (22)
Coluna A Tarde: Um não à mesmice
"Seja de fato um campeão de cidadão!" Fiquemos atentos! Façamos o exercício na plenitude da cidadania.
Grave na memória o número 100. Vamos jogar neste time de voluntários da defesa infantil. Eduquemos as nossas crianças contra este tipo de crime hediondo que devemos combater com toda a nossa força e determinação. Seja mais um neste jogo de divulgação e um dia as crianças deste Brasil irão bater palmas de agradecimento.
Vamos divulgar esta mensagem aumentando o universo do time do bem e da paz assegurando uma menor incidência desse abuso, abuso sexual! Que as crianças fiquem livres desses brutos.
Marcos Espinheira
Apenas se faz necessário uma simples reflexão para entendermos o fato de que precisamos trabalhar as abstencões. Vamos excercer o papel da cidadania motivando o grande segmento de eleitores a votar conscientemente.
O Poder Judiciário desenvolveu ações específicas para a Copa do Mundo e acertou os últimos detalhes do esquema durante reunião do Fórum Nacional de Coordenação das Ações do Poder Judiciário para a Copa do Mundo Fifa 2014, realizada hoje (28) em Brasília. De acordo com o presidente do chamado Fórum da Copa, Paulo Teixeira, toda a preparação já foi feita.
“Está tudo pronto e a gente espera agora ver o que vai acontecer. Em caso de necessidade, estaremos prontos para atender às demandas. Desde o primeiro momento que se instituiu o juizado da Copa, esse trabalho vem sendo feito em conjunto com os juízes em todos os estados”, disse Teixeira.
As atribuições especiais do Judiciário durante o evento incluem a recepção dos turistas nos aeroportos e a autorização da entrada de menores de idade no país. “As crianças que vierem do exterior, o farão mediante autorização previamente padronizada pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), um modelo padrão para facilitar a fiscalização dos agentes de segurança”, disse Teixeira.
Além disso, o Judiciário contará com estruturas dentro e fora dos estádios para atender torcedores. Do lado de fora, haverá um juizado do consumidor, para resolver problemas relativos aos ingressos e ao acesso aos jogos. Caberá ao Judiciário buscar uma solução com os representantes da Fifa no local.
Dentro dos estádios haverá um juizado criminal e um juizado da infância. O primeiro será acionado em casos de ilícitos, como atos violentos, dentro das arenas. O suposto infrator será conduzido a esse juizado e terá a questão julgada. Já o juizado da infância estará presente para assegurar o repeito às crianças. “Se alguma criança tiver seus direitos violados, também é responsabilidade do Poder Judiciário coibir essa ação”, completou Teixeira.
Pessoal do PSB,
Li e ouvi tudo que pude sobre a morte de Eduardo Campos. Muitas lições a serem aprendidas de tudo. O que ele vinha dizendo, planejando, propondo, fazendo e comprometendo-se é mais que um patrimônio, um desafio de poucos para muitos.
A morte é mesmo surpreendente. Cada um faz a tradução que pode e quer do que ela levou ou deixou.
Alguns que passam, ficam de muitas formas. Outros, nem saudades deixarão ou passaram despercebidos. Outros deixaram marcas indesejáveis. Cada um faz a sua história e deixa suas trajetórias !
Quem fica e continua vivo não a explica e não a entende. Claro, limitações humanas.
Aos que continuam, resta a aceitação dos fatos, da realidade, adaptando-se cada um da forma mais confortável à nova situação.
Duas coisas me trazem o pensar:
1. O que leva os homens a negarem a irreversibilidade da morte e viverem como se fossem eternos ?
2. Sendo o mundo, as relações humanas e em sociedade o que é, porque imaginar inferno e céu diferente do que temos e vivemos ?
Quando Deus nos deu o desafio de nos conhecer a nós mesmos, deixou sub entendido que poucos saberiam viver e ... morrer, mas os que souberem, podem e devem ser reverenciados e seguidos nas suas lições e ideais !
O CARÁTER DE UM HOMEM EM 3 ATOS
ASSISTA AO VÍDEO "DIGA NÃO AS DROGAS", GRAVADO POR MARCOS ESPINHEIRA:
ASSISTA AO VÍDEO "EMPREENDEDORISMO E A PROSPERIDADE", GRAVADO POR MARCOS ESPINHEIRA:
ASSISTA AO VÍDEO SOBRE "A CORRUPÇÃO" POR MARCOS ESPINHEIRA:
ASSISTA AOS VÍDEOS DOS MANIFESTOS E PRINCIPAIS FRASES POLÍTICAS: